Como fazer automação para pequenos negócios

Entenda o que é automação para pequenos negócios e como ferramentas digitais podem ajudar as empresas a melhorar processos e crescer

Muitos empreendedores já começaram a utilizar IA e ferramentas que agilizem processos e facilitem sua rotina, mas quando se trata de tecnologias, a automação para pequenos negócios já é uma realidade.

Isso porque, além de ter soluções de inteligência artificial mais acessíveis, a automação permite oferecer um serviço personalizado aos clientes, algo que se tornou necessário em um cenário tão competitivo.

Já nos acostumamos a algoritmos apontando anúncios com base em pesquisas feitas no Google ou nas redes sociais por exemplo, mas esse é apenas o primeiro passo para criar experiências customizadas para os clientes.

O que é automação?

De forma geral, automatizar significa utilizar tecnologia para realizar tarefas que antes seriam feitas manualmente. Além da economia de tempo, essa é uma oportunidade para pequenos negócios serem estratégicos e conquistarem novos clientes.

Ao automatizar o processo de emissão de notas fiscais, por exemplo, o empreendedor economiza tempo com essa etapa burocrática, e pode destinar mais esforço para soluções criativas ou táticas para seu negócio. Entenda como essa solução pode beneficiar um pequeno negócio:

  • Mais produtividade: um dos benefícios de automatizar processos é tirar das mãos das pessoas tarefas repetitivas e de baixo valor, embora essenciais. Isso permite que o empreendedor e os colaboradores tenham mais tempo disponível para focar em soluções para o negócio.
  • Melhoria na gestão: utilizar ferramentas digitais pode ajudar a ver com mais facilidade diferentes áreas do negócio, como financeiro, estoque e redes sociais. Contando com ferramentas de análise de dados, pode ser mais fácil enxergar a saúde da empresa, avaliar gráficos e entender quais etapas precisam de mais atenção.
  • Capacidade de personalizar: tanto no atendimento ao cliente, como no marketing, a automação permite oferecer soluções customizadas para os clientes.

Tipos de automação para pequenos negócios

Como falamos, existem diferentes ferramentas e soluções para quem deseja automatizar processos. Entenda as principais soluções:

Chatbots

Os chatbots têm se tornado cada vez mais comuns, já que permitem atender o cliente com mais rapidez. Embora inicialmente os consumidores fossem desconfiados quanto a se comunicar com robôs, essa tecnologia tem se tornado cada vez mais sofisticada, permitindo fazer diversas customizações.

Até mesmo o WhatsApp Business permite fazer um atendimento automatizado e agilizar as dúvidas e necessidades dos clientes.

CRM

A sigla, que vem do inglês “Customer Relationship Management”, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, e engloba uma ferramenta que reúne informações dos consumidores que ajudarão a tomar decisões.

É possível, por exemplo, identificar quando um cliente está inativo há mais de seis meses, o que permite desenvolver uma campanha específica para atraí-lo de volta à empresa, consumindo suas soluções ou produtos.

Existem diversos modelos de CRM no mercado, desde ferramentas robustas que atendem multinacionais, até softwares simplificados para negócios menores.

Vendas

Para empresas que vendem on-line, é possível utilizar a automação para atrair os clientes para novas compras. Seja oferecendo soluções complementares enquanto eles pesquisam um produto, ou ainda fazendo ofertas customizadas depois da compra, ou até se eles abandonarem o carrinho.

E-mail marketing

Uma das formas mais eficazes de aplicar a automação é na estratégia de marketing, seja no inbound ou nas redes sociais. Ferramentas como o ChatGPT podem  ajudar a desenvolver textos e legendas, mas soluções mais completas permitem incluir os clientes em um funil de marketing que, aos poucos, vai se ramificando, facilitando a customização.                                                               

Como oferecer personalização com a automação?

Resolver questões simples como processos repetitivos, ou ajudar na gestão do negócio, melhora a produtividade e permite que os empreendedores foquem em decisões e soluções que, de fato, farão a empresa crescer.

E quando se trata de personalização, são muitos os benefícios para o negócio, como a oportunidade de atrair novos clientes, fidelizar quem já fez compras e melhorar a reputação da empresa.

Mas o que é, exatamente, personalização? Falamos no início do texto sobre os usuários verem anúncios alinhados com suas buscas na internet, e isso em si já é uma forma de personalização.

Acontece que hoje em dia, há diversas formas de um consumidor chegar a determinado produto ou empresa, e cada um possui um comportamento específico: alguns pesquisam pelas melhores oportunidades de frete, outros consultam o Google para ver o que outras pessoas dizem, outros preferem ler comentários nas redes sociais, ou ainda buscam vídeos de pessoas que já usaram o produto ou serviço, para entender seu funcionamento.

Com isso, atender às necessidades de cada um fica mais complexo, e a automação pode ajudar nesse aspecto. Veja como:

E-mails personalizados

Para cada etapa do funil, a comunicação com o cliente deve ser diferente. Se uma pessoa chegou a por uma compra no carrinho, mas não finalizou, ela pode receber uma oferta especial por e-mail para finalizar a compra. Mas se ela ainda não está familiarizada com as soluções da empresa, o e-mail pode levá-la a um blog com mais informações.

Redes sociais

Nas redes, também é possível fazer com que certos posts sejam destinados a grupos específicos. Assim, a empresa desenvolve conteúdos de acordo com os públicos-alvo que deseja atingir.

Remarketing e ofertas

É possível personalizar um site para que um consumidor que já tenha visitado veja em destaque produtos que pesquisou e não levou, com uma oferta especial, por exemplo. Ou ainda, identificar seu interesse e praticar o remarketing, ou seja, informá-lo novamente sobre o produto, de forma a convencê-lo a finalizar a compra.

A automação para pequenos negócios é necessária não só para atividades rotineiras, como também influencia o potencial de compras, ajudando as empresas a crescerem.