4 tendências de empreendedorismo para 2021

Se no final desse ano caótico você está planejando abrir um negócio – ou rever a forma como está levando seu negócio atual – é importante acompanhar os ritmos dos mercados.

Com a crise originada pela pandemia, é claro que o cenário traz muita incerteza, o que não significa que não haja algumas tendências de empreendedorismo que merecem sua atenção.

Foi pensando nisso que selecionamos 4 tendências de empreendedorismo que, de modo geral, direcionam os empresários a investir em áreas relacionadas à tecnologia e à sustentabilidade. Confira cada uma delas e se prepare para o futuro do seu negócio:

●        Empreendedorismo digital

O crescimento do e-commerce não é mais uma simples tendência dos últimos anos, mas uma realidade imediata e particularmente acelerada ao longo de 2020 – entre os meses de janeiro e agosto o e-commerce cresceu 56,8%, a maior alta em 20 anos.

As compras online não param e colocaram regiões remotas no mapa digital, promovendo uma corrida para reduzir ainda mais os prazos de entrega. Tudo isso, somado à ascensão de novas tecnologias e aplicativos, revela uma tendência muito forte de crescimento da digitalização dos negócios (cursos, vestuário, alimentação, livros etc.), adquiridos e/ou utilizados de forma 100% online.

Se você quer saber como fazer a sua empresa crescer usando a internet, saiba que o empreendedorismo digital é uma ótima aposta para 2021 devido aos baixos custos de produção e a maior facilidade de divulgação e conversão em vendas, impulsionadas também pelas redes sociais.

●        Mercado saudável e sustentável

Com a consolidação das redes sociais, conectando milhões de pessoas e permitindo o compartilhamento de experiências, muito se passou a falar em “lifestyle”.

A ideia de adotar um determinado estilo de vida está bastante associada ao estímulo de comportamentos sustentáveis, sob diversos aspectos, como o que se come, o que se veste, que produtos se utiliza etc.

O empreendedorismo de sustentabilidade é voltado para a geração de riquezas aliada ao desenvolvimento responsável do meio social e ambiental. Lojas especializadas em produtos veganos e vegetarianos ou em cosméticos naturais estão em franco crescimento, deixando claro que é um tipo de negócio que não pode passar despercebido entre as tendências de empreendedorismo.

●        Microfranquias

Quando o assunto é franquias, muitos empreendedores reclamam dos valores envolvidos e da relativa insegurança do investimento. Imagine só agora depois de um ano como 2020. Mas há alternativa!

Com valores até R$ 90 mil, conforme a classificação da Associação Brasileira de Franchising, as microfranquias não apenas exigem menor investimento como ainda contam com toda a estrutura das respectivas marcas, emprestando ao empreendedor chances de sucesso muito superiores a um negócio iniciado do zero.

Na retomada da economia, o mercado de microfranquias abre um horizonte promissor e por isso está entre as tendências de empreendedorismo para 2021.

●        Produtos artesanais

Se por um lado a digitalização da vida uniformizou uma série de comportamentos e rotinas, por outro lado parece existir uma força contrária que reclama por mais intimidade e personalidade.

Talvez isso explique em boa parte o aumento da busca de consumidores por artigos e produtos personalizados, como cervejas e cafés artesanais, canecas estilizadas, roupinhas para bebês, entre outros.

Esse é um segmento que possui um alcance amplo, em que as mesmas soluções oferecidas para o dia a dia podem ganhar um verdadeiro “boom” em ocasiões especiais. Olhos abertos para essa tendência!

Quem já é empreendedor ou pretende mergulhar de vez neste universo em 2021 não pode perder de vista essas tendências de  empreendedorismo. São elas que melhor “revelam” os consumidores e, assim, devem servir para orientar seu negócio. Ainda que não aproveite uma das ondas, no mínimo você deve conhecer o mar em que se está surfando.