Como é viver e trabalhar no interior

Quem nunca ouviu a expressão “mudança de ares”? Quando o tema é trocar a vida dos grandes centros urbanos pela vida do interior, essa expressão se torna mais literal do que nunca.

As pessoas que se mudam para o interior quase sempre citam entre os principais motivos a poluição das cidades. Alguns moradores urbanos, tão acostumados ao ar poluído, têm um verdadeiro choque de realidade ao passar um final de semana no interior. Ar puro, áreas verdes, rios, silêncio – parece cena de filme.

Não há dúvida de que viver no interior representa um grande salto na qualidade de vida. E não é por outra razão que hoje tantas pessoas não cansam de reforçar os motivos para morar no interior de São Paulo.

E por falar em saúde e bem-estar, você sabia que, devido aos impactos causados pela pandemia do novo coronavírus, houve um esvaziamento temporário das cidades? Segundo alguns especialistas, essa tendência de interiorização pode impulsionar um novo êxodo urbano.

Mas se engana quem pensa que a vida no interior só tem a ver com menor custo de vida, menos estresse, mais segurança e belos condomínios fechados – como se tudo isso fosse pouca coisa. Não, viver no interior também é uma boa aposta para o trabalho.

Trabalhar no interior

Entre as cidades do interior, muitas abrigam indústrias e grandes negócios, o que significa que há boa infraestrutura de serviços e boa oferta no mercado de trabalho. Não faz mais sentido repetir aquele velho papo de que os melhores empregos existem apenas nas capitais.

Um bom termômetro para comprovar esse cenário é o movimento das empresas, como a Toyota, que em janeiro deste ano acelerou o plano de transferir sua parte administrativa para sua planta em Sorocaba.

É o caso também da JCB do Brasil, líder mundial em vendas de máquinas retroescavadeiras e terceira maior fabricante do mundo de equipamentos de construção. A fábrica fica em Sorocaba, na Castelo Branco, mesma rodovia em que se localiza a administração da XP Investimentos. Percebe como estamos falando de “gente” grande?

O interior oferece ainda excelentes vantagens, como incentivos fiscais das prefeituras, mão de obra mais barata e proximidade de pólos tecnológicos (isso se a cidade não for o próprio polo), sem falar na presença forte de universidades de renome.

Além disso, hoje em dia é possível optar pelo trabalho home office, o que é uma boa alternativa caso você ainda não tenha encontrado uma oportunidade no interior. Você também pode fazer a sua empresa crescer usando a internet, e essa liberdade torna a sua mudança para o interior muito mais fácil.

No final das contas, sempre é uma questão de colocar tudo no papel antes de tomar qualquer decisão. Se você considera morar no interior, pense nas suas necessidades e desejos a médio e longo prazo.

Uma coisa é garantida: se você decidir optar por viver e trabalhar no interior, suas próximas decisões poderão ser tomadas em um lugar tranquilo e saudável, longe de todo caos do dia a dia da cidade.