Como validar uma ideia de negócio e saber se vale a pena investir?

Entenda a importância de fazer testes antes de abrir um negócio e como validar essa ideia para ter sucesso no mercado

Abrir uma empresa e se tornar o próprio chefe é o sonho de muitas pessoas e com opções como o MEI isso é possível até mesmo com pouco investimento inicial. Mas, como validar uma ideia de negócio para saber se realmente vale a pena? Muitas vezes algo pode parecer inovador, mas na prática não é viável, por isso é preciso analisar atentamente para entender se há oportunidades no mercado.

Começar algo novo pode ser incerto e, mesmo com pesquisas e um bom planejamento, ainda assim existem riscos. Portanto, quanto mais ferramentas e informações um empreendedor tiver, mais preparado estará para abrir sua empresa.

Por que validar um negócio?

Mesmo boas ideias precisam de um bom planejamento antes de serem executadas. Para sair do papel, uma empresa precisa de um plano de negócios e quanto mais detalhadas forem as informações, mais fácil até mesmo para conseguir financiamento.

Com isso, validar um negócio permite fazer testes que confirmem sua viabilidade, tanto financeira quanto em relação aos desejos e necessidades dos consumidores. Entenda os benefícios da validação:

Menos riscos: quando se tem clareza sobre as vantagens e desafios do mercado, fica mais fácil analisar e identificar potenciais riscos, e tomar medidas com antecedência para minimizá-los.

Sucesso: quando esse estudo inicial é bem feito, o empreendedor tem maior entendimento sobre a percepção do público em relação ao seu produto ou serviço, e pode criar estratégias mais certeiras.

Sustentabilidade a longo prazo: a falta de planejamento faz com que muitas empresas não se preparem para os desafios e até mesmo oportunidades, o que não garante sustentabilidade a longo prazo. Ao fazer os testes adequados, a organização tem mais ferramentas para se planejar e ter objetivos claros para o futuro.

Como validar uma ideia em 4 passos

Na prática, validar uma ideia envolve pesquisas e testes e até mesmo a criação de protótipos e, se bem executada, oferecerá direcionamento para que o negócio flua, encontre seu público e atenda uma demanda real. Veja como fazer isso em quatro passos:

1- Pesquisa de mercado

Questões básicas como custos operacionais, concorrência, público, tendências e peculiaridade de determinada área precisam ser estudados a fundo. Se não souber exatamente onde está pisando, a empresa enfrentará muitas incertezas, além de ter dificuldade de ser competitiva com quem já está estabelecido. 

Existem muitas metodologias para fazer essas pesquisas, que não são excludentes. Para avaliar a concorrência, por exemplo, a empresa pode criar uma tabela com informações que deseja avaliar como preço, posicionamento e estratégias de marketing. Outra opção é fazer uma análise SWOT identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

2- Conheça seu cliente

Definir um público-alvo é uma etapa importante que irá direcionar diversas decisões estratégicas da empresa. Por isso, antes de mais nada é preciso saber se ele se identificará com sua ideia.

Em alguns casos, é mais fácil identificar quem é essa persona, seja por conta de gênero, classe social, profissão ou estilo de vida, mas pode ser necessário fazer uma avaliação mais profunda. Entrevistas individuais ou grupos focais podem ajudar a descobrir como essas pessoas pensam, quais seus comportamentos de consumo e se elas vêem valor na solução.

3- Crie um protótipo ou MVP

O MVP, ou Produto Mínimo Viável, é uma versão simplificada do produto imaginado, que será testada por potenciais clientes para avaliar suas funcionalidades. A ideia, nesse caso, é fazer isso com o mínimo de recursos possíveis, para que o valor e necessidade do produto sejam testados na prática.

O protótipo também é uma forma de testar, e seu foco é no design e no aspecto visual, mas pode ser trabalhado inicialmente para criar um primeiro impacto.

É possível, também, começar com um perfil nas redes sociais, escolhendo a mais alinhada com os objetivos da empresa. Essa é uma forma de aplicar estratégias de inbound marketing e instigar esse público para, mais à frente, oferecer uma solução concreta.

4- Faça mudanças

O período de testes permite avaliar como o público e o mercado reagem a essa ideia e, como resultados, haverão feedbacks. Com isso, a empresa deve ser capaz de fazer ajustes, mesmo que mude alguns conceitos iniciais.

Se não souber se atualizar, possivelmente desperdiçará o trabalho de validar uma ideia de negócio e pode, no final, não encontrar seu lugar no mercado. Essa é uma etapa que pode ajudar as empresas a serem mais assertivas e criar soluções que tenham impacto e ofereçam valor às pessoas.