Conheça o guia prático para montar uma loja física, desde aspectos burocráticos até a criação de uma equipe de vendas:
Começar um negócio exige muito planejamento, desde a validação de uma ideia até a criação de um plano que ajude a tomar decisões estratégicas. Uma vez que essas etapas são concluídas, porém, vem a hora de montar uma loja, o que envolve diversas decisões práticas, desde definição do local até iniciar um estoque e treinar colaboradores.
Antes de abrir uma loja, é preciso já estar familiarizado com o produto ou serviço que vai oferecer, além de fazer uma análise da concorrência, pois isso permitirá entender os diferenciais do seu negócio. Assim, aspectos práticos como localização e estratégias de divulgação são definidos com mais facilidade.
Como montar uma loja
Todas essas etapas, embora cruciais para que um negócio saia do papel, podem parecer difíceis e gerar estresse, justamente pois contam com muitas variáveis. Por isso, reunimos neste texto um guia prático para ajudar nessa jornada e descomplicar o processo de abrir uma loja.
1- Entenda a burocracia envolvida
Obrigações legais e permissões variam muito dependendo do segmento de atuação, por isso, é importante se informar sobre a documentação e burocracia envolvida no processo. Bares precisam de autorização para vender bebidas alcoólicas, por exemplo, enquanto salões de estética precisam de profissionais com certificações específicas para certos procedimentos.
Para isso, pesquise a fundo sobre esses documentos e consulte outros profissionais ou especialistas para evitar problemas futuros.
2- Conheça seu público
Abrir uma loja sem um entendimento claro de quem é o público-alvo pode ser um fator decisivo para o sucesso ou fracasso. Isso envolve até decisões visuais do local, como por exemplo, uma lanchonete que espera receber famílias: o lugar precisa ter uma atmosfera acolhedora, um cardápio variado e até uma área para crianças.
Uma loja de ferramentas pode se destacar pela variedade de produtos, permitindo que os clientes encontrem tudo que precisam para a casa em um só lugar. Isso tudo só é possível se o empreendedor conseguir responder com clareza à pergunta “o que meu cliente quer?”.
3- Defina o local adequado
Há muito a se considerar na hora de escolher um local. Em certos casos, pode fazer mais sentido comprar um terreno, que oferece a possibilidade de expandir, ou então começar com algo pequeno, focado em determinado bairro. O tipo de negócio também vai influenciar a especificidade do imóvel.
A escolha do local precisa ir além da região, e envolver também a facilidade de acesso à clientes, valor de aluguel e, claro, necessidades do negócio, como espaço para estoque, cozinha, salas separadas, etc.
4- Planeje o estoque
Muitas pessoas têm dificuldade em definir o estoque logo de cara e isso pode até se tornar um impedimento para começar um negócio, mas não é necessário se assustar, apenas se informar.
Novamente, avaliar os concorrentes e a região é o primeiro passo para criar um estoque suficiente para atender os clientes, sem exagerar e ficar com itens parados. O ideal é começar com foco em variedade, para que os consumidores tenham opção. Depois de um tempo, com base no consumo, é possível fazer avaliações precisas do que sai mais rápido e o que não tem tanta rotatividade.
Além disso, é importante definir qual tipo de estoque será utilizado, garantindo agilidade e organização. Por fim, a loja pode não ter o espaço adequado para manter os produtos, opções externas, como o self storage, podem ser mais adequadas para acomodar os produtos em segurança.
5- Priorize o marketing
Você certamente já passou por uma fachada na rua ou no shopping que dizia algo como “em breve nova loja”. Em alguns casos esse recado é generalizado, mas mesmo essa faixa pode ser uma estratégia de marketing. Com algumas “pistas” do que o cliente terá, é possível gerar expectativa no público.
Mas essa é apenas uma ação na estratégia de marketing. Quando falamos em abrir uma loja, além do marketing do dia a dia, instigando clientes com promoções e lançamentos, é preciso desenvolver um planejamento para a inauguração.
Trabalhar diferentes canais de comunicação e gerar desejo no público é o que atrairá os curiosos e, eventualmente, os transformará em clientes.
O que faz uma pessoa visitar uma loja física ao invés de comprar online é a ideia de que, naquele espaço, ela encontrará algo que não tem na internet, seja um produto ou experiência. E é com o marketing que o cliente é convencido dessa oportunidade e decide visitar a nova loja.
6- Monte uma estratégia de vendas
Marketing e vendas andam lado a lado em um negócio e enquanto o primeiro encanta e atrai clientes, o segundo fecha as vendas, e essas áreas precisam estar alinhadas para garantir o sucesso de um negócio.
Os vendedores, por exemplo, precisam de treinamento adequado e direcionamento que facilite sua comunicação com os clientes. Para isso, é preciso priorizar as estratégias de venda, criando oportunidades para que os clientes voltem e se tornem fiéis à loja.
Montar uma loja não é um processo que acontece do dia para a noite, mas seguindo os passos deste guia é mais fácil entender cada etapa e seguir cada fase com o planejamento adequado.