Abrir um negócio se tornou mais fácil nos últimos anos, mas para se manter e fazer a empresa crescer é preciso desenvolver diversas habilidades. Conheça as principais:
Ser o dono do próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, e uma realidade crescente no Brasil. O país tornou-se o 7º com mais empreendedores, somando mais 14 milhões de pessoas entre 18 e 64 anos, com uma empresa. E com a categoria de MEI, abrir um negócio ficou muito mais fácil. Porém, ser um bom empreendedor exige muita dedicação e aprimoramento constante.
São muitos os motivos que levam uma pessoa a seguir por esse caminho, incluindo ser próprio chefe, buscar inovação ou explorar alguma habilidade. Segundo uma pesquisa do Sebrae de 2020, 53% dos brasileiros desejam empreender. Para o presidente da instituição, o espírito brasileiro de criatividade e independência estimulam esse sonho.
A realidade, no entanto, é mais complicada e se sustentar depois de abrir um negócio é um grande desafio. De acordo com um levantamento também do Sebrae, 24,4% das empresas fecham com menos de dois anos de existência.
Para ter sucesso como empreendedor é preciso mais do que ter uma boa ideia para tirar do papel. Existem muitas habilidades que serão utilizadas no dia a dia, além de aprimoramento constante e soft skills que podem ser desenvolvidas.
Características de um bom empreendedor
A busca intensa por informações e a persistência são algumas das características essenciais para administrar uma empresa. Ao começar um negócio, não é necessária uma graduação em administração ou economia, mas buscar conhecimento técnico nessas áreas, e seguir atualizado sobre o mercado financeiro são atividades importantes para ajudar no planejamento do negócio.
Essa, inclusive, é uma etapa crucial. A maioria dos empreendedores que mantém seus negócios depois de dois anos aponta o bom planejamento como um dos fatores para o sucesso do empreendimento. Veja outras características essenciais para ser um bom empreendedor:
Iniciativa: para começar algo novo, é preciso uma dose de atitude para “mostrar a cara”. Tanto para fazer contatos quanto para buscar conhecimento, é necessário ser proativo e dar o primeiro passo.
Fazer networking: embora seja necessário fazer ações estruturadas para divulgar um novo negócio, ter boas relações profissionais ajuda em muitos aspectos. Uma rede de contatos pode facilitar o encontro com fornecedores, adquirir novos conhecimentos e gerar visibilidade.
Liderança: boas empresas são feitas com bons líderes. Não só para comandar a equipe, mas para ter uma visão estratégica que ajude o negócio a crescer.
Aprimoramento constante: mesmo que domine muito bem o produto ou serviço oferecido, um empreendedor necessita saber sobre diversos aspectos do negócio. Portanto, é necessário seguir buscando capacitações técnicas, e exercer a curiosidade.
O que um empreendedor precisa saber?
Além dessas características, que podem ser consideradas soft skills, é preciso de conhecimentos técnicos e práticos também. Confira alguns:
Comunicação
A maneira como uma empresa se posiciona e se apresenta é essencial para o negócio. Conhecer seu público e saber como se comunicar com ele vai facilitar o acesso dos clientes a marca e ajudar a criar um vínculo. Isso inclui a construção de missão e valores, um site claro e completo, informações detalhadas sobre os produtos e serviços e conteúdos relevantes.
Além disso, é preciso desenvolver canais de comunicação de fácil acesso, e alimentá-los. Pode ser WhatsApp, redes sociais, e-mail ou um “fale conosco” direto no site, mas precisa ser prático para os consumidores acessarem e com resposta rápida.
Marketing
Somente através de ações de marketing uma empresa conseguirá atingir um público maior e adequado. Isso inclui o envio de campanhas e-mail marketing, e ações digitais nas redes sociais.
Financeiro
Planilhas e contas podem ser o pesadelo de muitas pessoas, mas quem cuida do próprio negócio não tem como fugir dessa etapa. Além de compreender o mercado financeiro, é preciso desenvolver estratégias para administrar o dinheiro, saber quanto entra e sai, quanto há disponível para fazer investimentos, e evitar ficar no vermelho.
Existem cursos on-line e até mesmo vídeos no Youtube que ajudam a entender melhor como desenvolver um fluxo de caixa e ensinam o que é um capital de giro.
Organização
Calma, não estamos falando sobre como organizar pastas e arquivos, apesar de que é preciso desenvolver um sistema que facilite o armazenamento de documentos. Mas existem muitas ferramentas digitais que ajudam a manter o negócio em ordem, ajudando a lembrar de pagamentos, postagens nas redes sociais, contato com fornecedores.
Essas tarefas menores podem ser deixadas de lado no dia a dia, mas trarão muitas dificuldades se não forem bem administradas.
Bons empreendedores estão sempre se aprimorando e buscando formas mais eficientes de desenvolver essas tarefas, abrindo assim espaço em sua rotina para fazer o negócio crescer.