Modelos de gestão em pequenas empresas.

De acordo com dados do Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, no primeiro trimestre de 2017 foram criados 581.242 novos negócios, número recorde desde o começo da série histórica iniciada pela instituição em 2010. Especialistas acreditam que esta seja uma manifestação do “empreendedorismo por necessidade”, ou seja, pessoas que mediante a crise se veem obrigadas a criar uma empresa para garantir fonte de renda.

Para continuar a ser relevante em um mercado tão competitivo como o que vivemos hoje, é preciso investir em gestão. E isso se torna ainda mais importante quando falamos das pequenas empresas.

Apesar de estarem inseridas no mesmo contexto das grandes corporações, elas têm suas próprias regras e funcionam de forma completamente diferente. São mais ágeis, flexíveis e versáteis, e pela ausência de muitas camadas de liderança e burocracias, conseguem implementar novos sistemas e modelos com eficiência.

 

Separamos aqui alguns modelos de gestão que podem ser interessantes para as PMEs:

MEG(Modelo de Excelência da Gestão): este é um modelo bem tradicional, idealizado pela FNQ (Fundação Nacional da Qualidade). A proposta do MEG é usar os Fundamentos da Excelência para melhorar seus processos, por meio da busca de conhecimentos e melhoria contínua.

Canvas: modelo de gestão que mapeia os blocos essenciais do negócio (segmentos de clientes, propostas de valor, canais, relacionamentos com cliente, fontes de receita, recursos principais, atividades-chave, parcerias principais e estrutura de custo), a fim de analisar os pontos fortes e fracos de cada ideia.

Lean Startup: essa metodologia tem como princípio o ciclo “construir-medir-aprender”. Nela é possível reduzir os desperdícios e aumentar o contato com clientes, mensurando a eficiência de produtos e serviços e aprendendo com seus feedbacks.

Customer Development: com base no Lean Startup, esse modelo busca entender os problemas dos clientes, para então checar se produto e forma de trabalhar atendem as expectativas, causando um alinhamento entre produto e mercado.

OKR (Objectives and Key Results): com essa metodologia é possível mapear os objetivos da empresa e traçar com simplicidade a melhor forma de alcançá-los. Isso ajuda a empresa a definir suas prioridades em planos mensuráveis.

Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act): é um modelo criado para gerenciar os processos que compõem uma organização, cumprindo quatro etapas (planeje, faça, cheque e aja) e gerenciando os fatores que interferem no processo (mão de obra, máquina, método, meio ambiente, medidas, materiais).

Design Thinking: o processo envolve quatro etapas (mergulhar no problema dos clientes; analisar e sintetizar; conceber uma solução; e prototipar). Os empreendedores dentro desse modelo devem criar soluções práticas e viáveis, por meio de uma análise completa do processo de compra do consumidor.

 

Esperamos que as sugestões ajudem você a encontrar o modelo ideal para seu negócio!

 

Fontes: http://www.gazetadopovo.com.br/economia/empreender-pme/modelo-de-gestao-de-startups-comecaa-seduzir-empresas-de-todos-os-portes-8nq91nlkz4exvv6rk4fochx6r#ancora-1

http://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/04/premio-mpe-brasil-anuncia-vencedores.html