Marketing local: como destacar um negócio na sua região

Entenda quais as estratégias adequadas para aumentar o público e se destacar na região que realmente importa para o negócio

Quando falamos em estratégias de marketing, existem muitas formas de atrair público, solidificar a marca e aumentar sua visibilidade. Porém, nem toda ferramenta funciona, especialmente quando se tratam de negócios regionais. Mais do que ter abrangência, quando o empreendimento é físico e precisa da visita dos clientes, o marketing local é mais eficiente para aproximar a população da região.

Muitos estabelecimentos se beneficiam de terem popularidade apenas no bairro, região ou cidade, mas para que isso seja eficiente, a localização deve ser um fator determinante na hora de desenvolver as estratégias de marketing adequadas.

O que é marketing local?

Um dos pilares da administração de uma empresa, o marketing envolve todas as ações relacionadas à marca, criando conexão com o público, apresentando os serviços e se utilizando de ferramentas específicas para criar identificação com as pessoas e mostrar os diferenciais do negócio.

Na hora de estruturar um plano de marketing, existem diversos fatores a se considerar, incluindo os objetivos da organização, suas metas financeiras, seu orçamento e o próprio serviço ou produto que oferece.

Quando falamos de empresas que existem em âmbito nacional, a localização não representa um fator tão significativo, seja pois existem franquias espalhadas pelo país ou porque as entregas abrangem todo o território nacional.

Esse não é o caso dos empreendimentos locais, e a geografia, neste caso, deve ser considerada uma prioridade ao fazer o planejamento de ações.

Isso porque, mais importante do que ser reconhecido em território nacional, o estabelecimento precisa fortalecer sua imagem regional. O marketing local, portanto, aponta para estratégias que têm a localização física como um dos principais pilares.

Quais os benefícios do marketing local?

Estabelecimentos que oferecem serviços, como médicos, dentistas e esteticistas dependem da visita física dos clientes. Pequenos comércios também, já que nem sempre essas empresas possuem serviço de entrega e, se o fazem, também têm limitações geográficas. Veja os benefícios de aplicar o marketing local nesse tipo de empreendimento:

Aumento de público e receita

A ideia de direcionar os esforços para que o público local tome consciência do negócio é justamente aumentar o público. Não só a circulação de pessoas, mas a efetividade da visita, fechando negócios e aumentando a receita da empresa.

Fidelização de clientes

Ser conhecido na região também implica em ter clientes fiéis. Claro que isso dependerá da qualidade do serviço oferecido, mas se um cliente ficar satisfeito com o atendimento, ele retornará, já que a localização é conveniente. Ele ainda pode contribuir para fortalecer a imagem, fazendo comentários positivos na internet ou indicando o estabelecimento para outras pessoas.

Vantagem competitiva

Conquistar uma boa imagem frente a um público qualificado também oferece uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Utilizando as estratégias adequadas, é possível posicionar a empresa no Google e redes sociais de forma que se destaca na hora de fazer pesquisas.

Estratégias de marketing local

Mesmo se tratando de um processo cujo objetivo é aumentar a presença física, o digital ainda é a principal forma de atrair o público adequado. É muito comum que as pessoas façam pesquisas no Google antes de sair de casa para comprar algo, ou em busca de um serviço específico na região.

Quando isso acontece, ter seu negócio em destaque, com comentários positivos e informações claras vai atrair a atenção dos usuários e gerar mais confiabilidade. Veja como fazer isso:

Posicione-se nos canais adequados

O Google é a ferramenta mais utilizada na hora de fazer buscas, portanto tem um perfil completo ajuda a aparecer para os usuários. Com o Google Meu Negócio, que pode ser feito gratuitamente, é possível detalhar as informações da empresa, como serviços prestados, horários de atendimento e localização, além de permitir que os clientes deixem comentários, fortalecendo a reputação do estabelecimento.

Além disso, o uso de redes sociais varia de acordo com o tipo de negócio, mas redes mais utilizadas como Instagram e Facebook contribuem com a imagem, e mostram que o local se dedica a atualizar os clientes em assuntos relacionados ao segmento de atuação.

Segmente o público

Conhecer o público-alvo do negócio é uma das ações básicas para desenvolver qualquer estratégia para o negócio. Sem isso, o planejamento pode não ser eficiente, simplesmente pois não atinge quem precisa ser impactado.

Por isso, na hora de segmentar o público para o marketing local, a localização é um dos pontos principais. Assim, na hora de criar anúncios e mídias pagas, a empresa define quem e onde esse público precisa estar para ser impactado. Isso evita gastos desnecessários e permite uma atuação mais focada.

Atue no offline

Mesmo que as ofertas da empresa sejam exclusivas para o espaço físico, a presença digital, como vimos, é essencial para estabelecer a confiança e reputação de um negócio. Mas, nesse caso, as ações presenciais também são importantes e devem ser consideradas na hora de definir o orçamento de marketing.

Elas podem ter início no digital, como por exemplo, oferecendo cupons de desconto ao enviar um e-mail marketing, mas que só podem ser utilizados na loja. Ou, podem ser exclusivamente presenciais.

Algumas ações conhecidas incluem cupom de fidelidade, que oferece benefícios conforme utiliza os serviços, ou até mesmo anúncios locais, como em outdoors, banners ou jornais e mídias regionais.

O marketing local é uma importante estratégia para quem depende das visitas presenciais para que o negócio prospere, mas ainda assim, deve considerar a presença on-line. Aliar o físico ao digital é a melhor forma de se fazer presente entre o público e aumentar as vendas.