Entenda o que é e como essa estratégia é eficiente em pequenas empresas que desejam divulgar produtos e conquistar novos clientes
Você sabe o que é Landing Page? Para quem atua com marketing, o termo é conhecido, mas fora dessa área, pode não ser tão propagado. Mas essa é uma ferramenta que usuários encontram com frequência no meio digital e que pode ajudar pequenos negócios a conquistarem novos clientes.
Como parte da estratégia de inbound marketing, a LP, como também é chamada, ajuda as empresas em campanhas específicas, seja para divulgar um lançamento ou atrair consumidores de forma geral. No inbound, ela surge como o começo do funil, deve ser atrativa para convencer as pessoas a se cadastrar.
O que é Landing Page?
A Landing Page é uma página de internet que parece parte do site da empresa. Mas, ao contrário de uma página tradicional, acessível ao navegar pelo site, ela é criada separadamente, e geralmente fica no ar por determinado tempo.
Seu propósito é utilizar marketing de conteúdo para atrair potenciais clientes interessados na oferta, e convencê-los a cadastrar um e-mail, ou qualquer contato que seja relevante para a empresa.
Assim, eles entram no mailing e se tornam um lead, que será trabalhado conforme a estratégia de marketing. Uma escola de inglês, por exemplo, pode criar uma landing page ofertando um ebook com dicas para estudar o idioma.
Assim, atrai pessoas interessadas em aprender a língua, que irão oferecer seu contato em troca desse conteúdo. A partir de então, o e-mail pode ser utilizado para enviar ofertas exclusivas que permitem que o usuário se interesse na escola e queira se matricular.
Antes de estruturar uma Landing Page, portanto, é preciso entender qual o público que deseja atingir e que tipo de conteúdo pode ser mais relevante para ele. Seguindo a premissa do marketing de conteúdo, o que a pessoa receberá deve agregar valor e ser relevante. Veja os principais conteúdos utilizados em LPs:
- Ebooks: materiais mais longos, com conteúdos ricos sobre determinado assunto;
- Infográficos: dados visuais sobre certo tema, com detalhes e recortes utilizando gráficos;
- Conteúdo exclusivo: seja através de ebooks ou infográficos, ofertar conteúdos restritos aguça a curiosidade e o senso de exclusividade;
- Eventos on-line: a Landing Page também pode ser usada para promover eventos on-line como webinars.
Tipos de Landing Page
Embora seu propósito seja atrair novos clientes, ela pode ter diferentes objetivos. O fato de ter um tema específico e pontual é uma característica que a diferencia de outras páginas fixas de um site. Entenda os tipos de Landing Page:
Atração de leads
Seu uso mais tradicional é para aumentar a base de leads qualificados da empresa, permitindo uma estratégia de marketing focada nas etapas do funil. Essa é a que mais utiliza os conteúdos detalhados acima, como ebooks e infográficos.
Venda direta
Ela também pode servir como página de vendas, geralmente quando o produto ou serviço exige um processo mais elaborado de convencimento. Aqui, os conteúdos devem detalhar o que está sendo vendido, indicando configurações e benefícios, e incluindo imagens claras ou vídeos informativos.
Pré-lançamento
A LP também funciona quando o produto ou serviço ainda será lançado. Nesse caso, sua construção deve deixar o consumidor curioso e interessado em ter mais detalhes sobre a novidade. Uma forma de fisgá-lo é oferecer desconto, cupom ou outro benefício caso se cadastre.
Como criar uma Landing Page?
Por ser uma página com objetivos específicos, a Landing Page também tem suas peculiaridades. Como deve ser muito atrativa, informações como título e Call to Action devem ser bem trabalhados para convencer as pessoas. Veja quais os principais elementos de uma LP:
- Título: tem um papel essencial e deve ser “vendável”. Por ocupar um espaço limitado precisa ser claro no que oferece ao cliente;
- Call to Action (CTA): esse termo também é muito conhecido no meio do marketing, mas trata-se do botão onde a pessoa irá clicar para realizar a ação proposta. É um espaço curto e direto como “baixe agora”, “quero me inscrever”, ou “acessar ebook gratuito”;
- Formulário: esse é o principal elemento que compõe uma LP, já que o seu objetivo é fazer com que o cliente envie seus dados. O formulário deve ser curto e conter apenas as informações essenciais como nome e e-mail, além de dados que podem estar relacionados com o objetivo da criação da página, como ocupação ou grau de escolaridade.
Essa é uma página que deve ser curta e incluir apenas conteúdos relevantes. O uso de elementos visuais ajuda a expor os materiais, mas ela deve ter um design onde o foco é o formulário.
Se for mais longa, deve priorizar as informações mais importantes acima, e os outros conteúdos ao longo da página, sempre intercalando com CTAs para que a pessoa acesse o formulário a hora que quiser.
Existem muitas plataformas que permitem a criação de Landing Page. Algumas são mais completas e contemplam toda a estratégia de marketing da empresa, como o RD Station e o Hubspot, e outras mais simples e gratuitas, como o Wix, Instapage a até o Canva. Entender o que é Landing Page e como criar uma de forma estratégica pode ajudar pequenos negócios a divulgar produtos específicos, criando campanhas direcionadas e ampliando a base de clientes.