Veja 5 estratégias de crescimento de pequenos negócios

Muitas pessoas encontram no MEI ou nas redes sociais a chance de começar uma empresa do zero e empreender. E, embora seja um ambiente competitivo, também tem oportunidades para se destacar. Para promover o crescimento de pequenos negócios, porém, é preciso ter uma visão clara dos objetivos e oportunidades e focar em um planejamento estratégico.

Uma empresa pode surgir de uma boa ideia, ou solução inovadora ou de uma demanda do mercado, mas, mesmo a solução mais eficaz pode não ser suficiente para que um negócio prospere.

Isso acontece justamente pela inabilidade em fazer um planejamento estratégico da empresa, que impede a tomada de decisões com o objetivo de evoluir. Na verdade, essa falta de estratégia é mais comum do que parece.

Segundo dados do Sebrae, 29% dos MEIs fecham após cinco anos de atividade, sendo a maior parte dessa porcentagem no comércio. Entre os fatores apontados para o fechamento das empresas está a falta de preparo do empreendedor e deficiência no planejamento.

A pesquisa aponta que 17% dos empreendedores não fizeram nenhum tipo de planejamento, enquanto outros 59% fizeram para, no máximo, seis meses.

Qual a importância de fazer um planejamento estratégico?

Correr atrás de um sonho e se dedicar faz diferença para que um negócio dê certo, mas realisticamente falando, a melhor das intenções não é suficiente se o empreendedor não tiver visão estratégica.

Ainda de acordo com o Sebrae, entre as empresas fechadas, foi alta a proporção de líderes que não fizeram nenhuma capacitação. Isso significa que, tanto para planejar, quanto para lidar com imprevistos ou instabilidades, o empreendedor pode não ter o conhecimento ou as ferramentas corretas.

Fazer cursos, ler e se aprofundar em temas específicos é uma forma de expandir o conhecimento, bem como fazer networking e conhecer outros empreendedores. Quanto mais preparado o profissional tiver, mais fácil será se organizar.

Afinal, o planejamento estratégico é a principal ferramenta para fazer uma empresa crescer. Ele permite que o empresário baseie suas decisões em dados e informações concretas ao invés de achismos, e aumenta as chances de escolhas mais assertivas.

Como crescer um pequeno negócio?

O planejamento é essencial não só para que a empresa tenha estabilidade e saúde financeira, mas também para viabilizar seu crescimento. Conheça cinco estratégias para a empresa crescer:

1- Faça um plano de negócio

É difícil saber tudo sobre a empresa, mas se isso não for documentado, nem o dono nem os funcionários terão informações exatas. Questões como missão e valores podem facilmente ser esquecidas, mas na verdade elas servem como base para a tomada de decisões.

E tudo isso deve estar claro no plano de negócio, a bíblia da empresa. Esse documento deve conter tudo que for relevante, como informações sobre o mercado de atuação, concorrentes, capacidade produtiva, detalhes sobre clientes, gastos, receita, fornecedores, etc.

É lá também que estão os objetivos da empresa, que se transformam em metas que irão viabilizar o crescimento.

2- Mantenha os clientes satisfeitos

Nem sempre o cliente tem razão, mas sua voz é escutada e disseminada quando o assunto é a opinião sobre um produto ou serviço. Com tantas opções disponíveis na internet, é muito fácil mudar de ideia quando algo não é satisfatório para o consumidor, como a dificuldade de tirar uma dúvida, ou etapas complexas para comprar online, ou limitações de pagamento e, claro, qualidade da oferta.

Ouvir o cliente e fazer melhorias com base em seus desejos é uma forma de manter a satisfação alta, garantir sua fidelidade e boa reputação. Em um momento de expansão, esse aspecto pode ser descuidado e esquecido, e então o crescimento será prejudicado por opiniões negativas das pessoas.

3- Fortaleça a presença digital

As redes sociais são ferramentas poderosas, considerando que a maioria das pessoas faz uma pesquisa online, seja em uma rede ou no Google, antes de escolher um produto. E para ter sucesso online, também é necessário ter conhecimento sobre essas ferramentas.

Isso pode ser feito de forma gratuita, pesquisando o que os concorrentes fazem, e buscando mais informações sobre estratégias de marketing, o que permitirá fazer o plano adequado. As redes também oferecem uma oportunidade de se aproximar do público-alvo e entendê-lo melhor, conhecer seus desejos e se adiantar a eles.

4- Conte com a tecnologia

A Inteligência Artificial está passando por um boom, com diversas ferramentas gratuitas e pagas e com diferentes funcionalidades. Existem ferramentas que permitem a automação de processos, agilizando etapas como atendimento e vendas, e até soluções para o setor financeiro.

Essas ferramentas podem – e devem – ser usadas para ganhar agilidade e eficiência, deixando o empreendedor e as equipes focadas justamente no planejamento estratégico.

5- Busque parcerias

Muitas vezes, o crescimento é fácil de identificar, e se baseia em alta na demanda. Seja ele orgânico ou planejado, a ação deve ser estratégica, e isso pode envolver inovações e até parcerias.

Encontrar uma empresa que ofereça algo similar ou complementar pode ser uma oportunidade de oferecer algo ainda mais completo aos clientes, enquanto amplia a base de consumidores das duas empresas.

O crescimento de pequenos negócios é possível se for bem planejado e executado com base em estratégias sólidas. Isso envolve a busca constante por novos conhecimentos, informações de mercado e dados sólidos que ajudem a ter uma visão clara e objetivos definidos.