Entenda porque os conteúdos nas redes são relevantes para as marcas e descubra como fazer um planejamento de conteúdo das redes sociais eficiente:
Ter uma presença nas redes sociais já se tornou obrigatório para qualquer tipo de negócio, mas só ter uma conta no Instagram ou Facebook não é suficiente para atrair clientes. Fazer um planejamento de conteúdo de redes sociais é importante para manter a consistência e seguir oferecendo informações relevantes para o público-alvo.
Na prática, isso significa desenvolver estratégias, criar um cronograma de postagens, promover campanhas específicas e interagir com os seguidores. Isso significa dedicar tempo e até parte do orçamento para essa prática, e isso precisa ser considerado no planejamento da equipe de marketing, ou até mesmo na rotina de MEIs e profissionais autônomos.
Por que fazer um planejamento de conteúdo de redes sociais?
Segundo a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, divulgada pelo Sebrae em 2023, entre as empresas que utilizam a internet para fazer negócios, 40% da receita vem de vendas por canais digitais.
Entre eles, os mais citados como meios de compra são o WhatsApp (56%) e o Instagram (43%). Outra pesquisa, da Opinion Box, aponta que em 2024, 72% dos usuários do Instagram já compraram algum produto ou contrataram um serviço que descobriram na plataforma e 82% seguem pelo menos uma empresa ou marca na rede.
Para isso, porém, eles precisam criar algum laço com a marca, entender seu perfil como relevante ou ainda ser capaz de esclarecer dúvidas. E isso só acontece com um bom planejamento.
Como fazer um planejamento de conteúdo de redes sociais?
Antes de mais nada, os dados acima demonstram a relevância das redes, portanto o primeiro passo é tratar as postagens e esses perfis como parte estratégica da empresa. Criar conteúdo pode ser trabalhoso e demorado, e fazer uma conexão com os clientes exige pesquisa para entender o público-alvo e constante atualização sobre as tendências. Veja como fazer o planejamento em cinco passos:
1- Defina metas
Se está abrindo uma empresa agora ou se já existe há anos, mas nunca se dedicou às redes, é preciso começar do zero. Cada postagem tem um propósito diferente, que deve ser relacionado com metas específicas.
Para aumentar o número de seguidores, por exemplo, a marca pode fazer parcerias com influenciadores e criar posts em conjunto. Já se quiser destacar um lançamento, uma nova linha de produtos ou mostrar suas soluções para novos públicos, pode fazer posts patrocinados e pagar para que eles cheguem a potenciais clientes.
Já se a rede fizer parte de uma estratégia de inbound marketing, os posts podem focar em conteúdos relevantes, mas não necessariamente relacionados com certo produto. Isso fará com que o público veja valor nas informações oferecidas, como um e-book, por exemplo, e se cadastre para saber mais, se tornando um lead.
2- Tenha um cronograma
Não é necessário fazer posts diariamente, mas para ter constância, é importante ter postagens regulares. Defina dias da semana ou quantidades por mês, tentando estabelecer ao menos três posts por semana.
Lembre-se de incluir no cronograma datas específicas que fazem sentido para a marca, como Black Friday, Natal, dia dos namorados ou festa junina.
Além disso, planeje esse conteúdo com antecedência. Por exemplo, se a marca vende velas aromáticas e quer fazer uma campanha especial para o dia dos namorados, em junho, é necessário que os posts sejam planejados e elaborados em maio, para ter tempo hábil de fazer artes interessantes, incluir fotos ou até gravar vídeos.
3- Acesse as DMs
As DMs, ou mensagens diretas, são comunicações que chegam diretamente na caixa de entrada. Geralmente, quando um cliente manda uma DM ele quer tirar uma dúvida, saber mais detalhes sobre um produto ou serviço e buscar mais informações, o que significa que ele já teve um interesse inicial.
Por isso, responder essas mensagens com rapidez, resolvendo as questões e oferecendo um atendimento personalizado, aumenta as chances do usuário tomar sua decisão de compra.
4- Interaja com os usuários
Algumas marcas são conhecidas pela linguagem que empregam na internet, como por exemplo, o perfil do streaming Netflix, ou a gigante varejista Magazine Luiza. Parte do seu sucesso com o público se dá por integrá-los ao seu conteúdo, interagindo nas postagens e respondendo comentários.
Isso faz com que as pessoas se sintam mais próximas, íntimas até da marca, e criem uma conexão real. Assim, eles estarão mais dispostos a conhecer mais sobre novos produtos e soluções, e manterão o perfil engajado, o que ajuda a expandi-lo para novos públicos.
5- Faça mudanças
As próprias plataformas passam por mudanças constantemente, entendendo novos comportamentos do público e sua forma de interagir. Foi assim, que ao longo dos anos, os vídeos passaram a ser mais relevantes que as fotos no Instagram.
Com isso, o conteúdo desenvolvido também precisa se atualizar. Se alguns posts não alcançam os resultados planejados, ajuste a linguagem, pesquise trends do momento, e não tenha medo de ousar e ser autêntico.
Fazer um planejamento de conteúdo de redes sociais permite que a empresa se apresente de maneira original para seu público e crie uma conexão que se reverterá em vendas e fidelização.