Conheça tecnologias para pequenos negócios

Veja soluções digitais gratuitas ou de baixo custo que contribuem para o planejamento e organização de pequenos negócios e profissionais autônomos

O uso de tecnologias modernas no dia a dia de trabalho pode parecer algo fora da realidade de empresas menores, profissionais autônomos ou MEIs. Mas com o avanço de sistemas com a IA e o crescimento das empresas que oferecem esses serviços, hoje já existem muitas opções de tecnologia para pequenos negócios.

Até mesmo planejar o dia a dia, fazer agendamentos, falar com clientes, organizar o crescimento e acompanhar demandas pode ser feito de forma digital e, em alguns casos gratuitamente.

A começar pelo Google, que conta com diversos serviços para facilitar o acesso às informações de trabalho. Recursos como o Google Workplace permite reunir em um só lugar os dados e ferramentas básicos utilizados pela empresa, como agenda e e-mail, além de oferecer armazenamento em nuvem que facilita o acesso de qualquer lugar.

Existem ainda outros recursos como o Google Meu Negócio que são úteis para as estratégias de marketing da empresa e ajudam a melhorar o posicionamento durante buscas na internet.

Tecnologia para pequenos negócios

Como falamos, as soluções tecnológicas são mais abrangentes hoje em dia, e também mais específicas. Portanto, antes de contratar um serviço ou comprar um pacote, é importante entender quais as principais necessidades da empresa.

Se o necessário no momento é ter mais clareza do que precisa ser feito, uma plataforma gestão de tarefas como o Trello, Asana ou Monday podem ser suficientes. Todos, inclusive, contam com versões gratuitas, porém limitadas ao número de usuários e projetos.

Pode ser ainda que o objetivo da solução envolva automação, o uso de IA ou foque em uma área específica da empresa. Veja quais tecnologias apostar:

Análise de dados

Um dos principais temas relacionados à tecnologia atualmente é a análise de dados. Com o aumento da quantidade de informações digitais, saber o que é relevante e como utilizar as informações pode trazer insights que ajudarão no crescimento e permitirão traçar melhores estratégias.

O próprio Google pode contribuir com isso com o Analytics, que permite avaliar métricas relacionadas ao site, informando quantidade de acesso, origem dos usuários, cliques e outras medidas que guiarão a empresa.

A Microsoft também tem seu sistema de análise de dados, o Power BI que, para quem já utiliza outras ferramentas Microsoft, pode facilitar o acesso e a integração das informações.

Outra opção é o Tableau, que facilita a visualização através de gráficos e conta com dashboards intuitivos que podem ser customizados de acordo com o tipo de empresa, ou até mesmo por setor.

Marketing

Outra área que pode se beneficiar de novas tecnologias é o marketing, visto que a maior parte das ações de divulgação e vendas é feita de forma digital. Mais uma vez, o Google pode auxiliar nesse processo, através do Google Ads, que permite fazer anúncios direcionados ao público-alvo, com base na análise de dados.

Além disso, porém, uma estratégia de inbound marketing eficiente conta com um processo de automação para captação de leads e desenvolvimento do funil. Existem sistemas mais elaborados, como o RD Station, que permite automações complexas, mas serviços como o MailChimp ou e-Goi permitem começar esse trabalho ao segmentar leads, criar campanhas específicas para diferentes etapas do funil, além de construir Landing Pages.

Algumas dessas plataformas também permitem integração com as redes sociais, o que oferece ainda mais dados sobre o público-alvo.

Mas, para quem deseja apenas gerenciar as plataformas como Instagram e Facebook, pode usar, por exemplo, o Buffer, que permite administrar até cinco redes gratuitamente.

A Inteligência Artificial também ajuda nesse processo, ao fornecer textos e ideias de posts, e até mesmo indicar tendências nas redes. O Chat GPT, por exemplo, pode ajudar profissionais autônomos a criar um planejamento de posts para a semana e dar dicas de conteúdos que podem ser do interesse de seus clientes.

IA em todas as etapas

Por falar em Inteligência Artificial, já passamos da época em que esse tipo de tecnologia era cara e inacessível. Hoje há mais ferramentas no mercado, até mesmo gratuitas, e que podem ser aproveitadas por pequenas empresas em diversas etapas de sua operação.

Os chatbots, por exemplo, podem ser aplicados no serviço de atendimento ao cliente, tanto no site quanto no Instagram ou WhatsApp.

Plataformas como o HubSpot e Zendesk, que também oferecem algumas aplicações indicadas acima, oferecem a possibilidade de fazer um atendimento automatizado.

Já se o assunto é produtividade, uma ferramenta como a Wand permite aprimorar processos e facilitar o dia a dia de trabalho. Através de IA, ela compreende as tarefas e propõe formas de otimizar essa operação, ganhando tempo para que os profissionais se dediquem ao que realmente importa.

Quando se trata de tecnologias para pequenos negócios, o importante é traçar uma estratégia para definir em que etapa os recursos digitais são mais importantes, ou então optar por soluções que abranjam várias áreas. Começar pelo básico pode ser o que o profissional ou empresa precisa para se organizar e planejar um crescimento estruturado, que permitirá investir em mais tecnologias no futuro.