Descubra qual a plataforma certa para promover seu negócio

Entenda os critérios para escolher a plataforma para promover um negócio e conheça os prós e contras de cada uma

Estar presente on-line é quase uma obrigação para as empresas, mesmo quando seu serviço só é ofertado de forma presencial. Profissionais autônomos, por exemplo, precisam de uma forma de divulgar seu trabalho na internet, pois é comum as pessoas fazerem pesquisa antes de contratar alguém. Por isso, conhecer a plataforma certa para promover seu negócio ajudará a investir de forma inteligente e eficaz.

E sim, pode ser necessário investir. Presença on-line não é só ter uma conta no instagram ou TikTok, mas envolve vários aspectos, como branding, que permitem criar uma reputação e alimentam potenciais clientes com informações relevantes que os ajudará a escolher a marca.

Mas, então, como fazer isso? Afinal, para investir em conteúdo e anúncios é preciso ter um planejamento e entender a plataforma e as estratégias adequadas, caso contrário, mesmo com a tal presença on-line, o resultado não será alcançado.

Como escolher a plataforma certa

Antes de detalhar cada plataforma, é preciso que o profissional ou a empresa entendam que é necessário definir alguns critérios previamente. Esses parâmetros influenciam a rede adequada e servem como base para a tomada de decisão. Veja quais são:

Público-alvo

Se seu público está primariamente no Instagram, não faz sentido focar em estratégias no Facebook ou Youtube. Se seu serviço é nichado, o Google pode ajudá-lo a se destacar ao utilizar as palavras e expressões certas. Por isso, definir o público-alvo é a primeira etapa, pois permitirá conhecer o comportamento dos clientes e em quais plataformas eles são mais propensos a comprar.

Orçamento

Para empresas maiores e com um planejamento econômico eficiente, é possível estabelecer uma reserva dedicada a esse investimento. Assim, a verba pode ser aplicada em diferentes canais como uma forma de testar qual é mais eficiente, ou apenas em um, se o resultado for mais certeiro.

Por outro lado, quem ainda é muito pequeno, pode começar o investimento com valores mais baixos, e estabelecer um limite máximo.

Defina seu objetivo

O objetivo final pode ser vender um produto ou serviço, mas na hora de definir a plataforma isso precisa ser mais detalhado. Com redes sociais como o Instagram e TikTok, é mais comum que as empresas criem uma comunidade, fazendo com que os seguidores engajem e conversem com a marca, tornando-se fiéis a ela.

Já o Google permite aumentar o tráfego direto para o site. No final, claro que esses objetivos devem levar à conclusão de uma venda, mas a proposta deve ser mais elaborada, a fim de aumentar a competitividade e manter uma boa reputação.

Principais plataformas para divulgar seu negócio

Depois de considerar os três aspectos listados acima, é preciso avaliar os prós e contras das plataformas. Uma empresa pode também utilizar mais de uma, e isso vai depender de fatores como orçamento e objetivos. Veja as principais e entenda qual pode beneficiar seu negócio:

1- Google Ads

O Google Ads tem a vantagem de contar com uma imensa base de usuários, considerando que a plataforma é a mais utilizada no Brasil para fazer pesquisas. Também conta com uma diversidade de opções, incluindo o formato display, que são anúncios dentro de sites, que mudam baseado em algoritmos; pesquisa, que é quando um produto ou serviço aparece como patrocinado quando o usuário faz uma busca; e shopping, que são os produtos que aparecem acima dos resultados de pesquisa. Veja os prós e contras:

Prós

  • Alcance elevado, dada à alta quantidade de usuários;
  • Decisão de compra, já que em pesquisas específicas de produtos ou serviços, há uma intenção maior em finalizar a compra.

Contras

  • Alto custo para anunciar, especialmente em segmentos mais concorridos;
  • O processo de criação é mais complexo e exige conhecimento aprofundado da plataforma e de estratégias para ser eficiente.

2- Instagram

O Instagram já se estabeleceu como uma rede eficiente para empresas, e conta com mais de 130 milhões de usuários no país. A plataforma ainda apresenta um potencial alto para anúncios, que podem ter alcance equivalente a 62% da população brasileira.

Prós

  • Além dos números altos, o Instagram permite fazer vendas diretas, o que aumenta o potencial de finalizar uma compra pela plataforma;
  • Sua linguagem inclui vídeos e fotos em postagens, reels e stories, oferecendo uma abordagem mais completa e visual para as empresas impactarem os usuários.

Contras

  • Alta competitividade e necessidade constante de se reinventar e inovar para ter destaque;
  • Mais adequado para determinados nichos com apelo visual.

3- Youtube

Tecnicamente, o Youtube faz parte do Google, mas é uma plataforma independente e a forma de anunciar por lá também. Por ser uma rede de vídeo, é claro que os anúncios devem ter apelo visual, preferencialmente em formato de vídeo, apesar de algumas empresas utilizarem apenas fotos ou banners.

Prós

  • Utiliza a mesma lógica dos displays do Google, portanto os anúncios têm mais chance de chegar em um público qualificado; 
  • Tem mais de 140 milhões de usuários e é mais acessado do que canais de televisão aberta.

Contras

  • Assim como o Google, é uma opção mais cara;
  • Exige mais conhecimento e trabalho no desenvolvimento de vídeos que causem impacto nos usuários.

4- TikTok

O TikTok está surgindo como o novo queridinho do momento, especialmente quando se tratam das novas gerações que começam a entrar no mercado de trabalho e adquirir poder de compra.

Prós

  • Maior capacidade de segmentação, devido ao formato de pequenas comunidades, e mais oportunidade de atingir o público desejado;
  • Maior alcance de público e alto potencial de viralização.

Contras

  • Exige grande esforço, pois é uma rede dinâmica que precisa ser alimentada constantemente;
  • Efêmero, conteúdos são superados rapidamente.

Além de definir a plataforma certa para promover seu negócio, é preciso fazer um processo constante de avaliação e ajuste, pois, como vimos, as regras mudam constantemente e os usuários logo partem para novas tendências. Mas ainda assim é uma chance para as empresas criarem conexão com clientes e garantir que eles interajam e propaguem sua mensagem nas redes.