6 dicas de promoções para atrair clientes

Veja ações promocionais que podem ajudar a aumentar o público e fidelizar clientes em lojas físicas

Atuar no comércio físico envolve uma série de desafios, especialmente quando o digital oferece certa praticidade na hora de fazer compras. Por isso, buscar novos consumidores e conquistar sua fidelidade é uma prioridade e fazer promoções para atrair clientes é uma forma de atingir esse objetivo.

É claro que, mesmo atuando de forma física, é importante ter uma presença digital e isso pode até contribuir para o processo de aproximar os compradores. O on-line, inclusive, permite criar novos recursos promocionais e impulsionar a presença física.

As promoções ainda podem ter outros propósitos, como queimar estoque parado, mas em um cenário onde as pessoas não precisam sair de casa para comprar, encontrar modos de levá-las até a loja é a melhor maneira de aumentar a relevância do estabelecimento.

Em alguns negócios, é mais fácil conquistar um público, simplesmente pela praticidade ou urgência dos itens comercializados. Por isso, antes de abrir um empreendimento regional, é importante avaliar o local onde pretende atuar, conhecer o público da região e entender quais demandas são mais urgentes para eles.

Além disso, algumas ações promocionais podem visar somente o posicionamento da marca, caso o estabelecimento seja novo. Criar um evento de inauguração ou descontos na primeira compra são formas de gerar curiosidades nas pessoas e atrair sua atenção para a nova loja.

Promoções para atrair clientes

Antes de mais nada, é importante estabelecer uma boa comunicação com o público. Escolher os canais adequados para falar com eles e criar um branding que deixe claro do que se trata a loja facilitam o acesso das pessoas ao produto ou serviço sendo oferecido.

Além disso, saiba utilizar os canais digitais, como o Google e recursos de vídeo e imagem, para facilitar o entendimento dos clientes e gerar interesse. Conheça a seguir seis ideias de promoção para atrair mais clientes:

1- Desconto atrelado a pagamento

Aumentar as opções de pagamento já é um atrativo, visto que algumas pessoas só poderão comprar caso possam parcelar. Mas, estabelecer bônus referentes a determinado pagamento pode influenciar na compra.

Com a popularização do Pix, quem optar por esse pagamento à vista pode ganhar uma porcentagem de desconto na compra.

2- Brindes

Embora seja sempre uma estratégia interessante, o brinde pode se tornar um fator decisório se a marca for bem estabelecida. Isso porque o tipo de brinde, ou seja, o valor que tem para  o consumidor, contribui para sua compra e, se o cliente quiser muito esse presente, vai se dar ao trabalho de visitar a loja.

Pode ser algo atrelado ao que a loja vende, como por exemplo cangas para uma loja de roupas de praia, necessaires para lojas de bolsas, ou cinto em lojas de sapatos. O mais importante é que o consumidor veja valor suficiente para se interessar em comprar algo mais.

3- Descontos tradicionais

O bom e velho “saldão” continua sendo utilizado, pois funciona. Há muitas formas de fazer isso, seja em datas específicas, como Black Friday, ou ao fim de uma estação, para liberar o estoque, ou até mesmo para gerar mais conversa sobre a loja.

Comércios que trabalham com produtos de alto valor agregado costumam ter promoções especiais uma ou duas vezes ao ano, gerando expectativa nos consumidores.

4- Parcerias

Outra oportunidade que pode interessar os clientes é uma parceria com lojas e serviços similares. Uma academia pode oferecer descontos para novos inscritos em uma loja de produtos fitness do mesmo bairro, por exemplo.

Assim, duas empresas com público similar podem se apoiar e gerar simbiose ao promover uma a outra.

5- Desconto progressivo ou na segunda peça

Outra forma de promover a loja através de descontos é através do formato progressivo. Assim, quanto mais peças o cliente comprar, maior será o desconto. Esse esquema também pode funcionar através de pacotes, como um valor “x” para três peças de roupa, ou desconto na compra de um segundo item similar ao primeiro, por exemplo.

6- Programa de fidelidade

Embora não seja uma promoção para a compra, um programa de fidelidade é uma excelente forma de fidelizar o cliente. Seja através de um cartão ou outra forma que a loja prefira usar, a ideia é que, conforme utilize os produtos ou serviços da loja, o cliente vá acumulando pontos que eventualmente serão transformados em vantagens, seja um desconto, um brinde ou outro benefício.

Assim, ele seguirá comprando na loja com frequência para concluir a fidelidade e ganhar seu prêmio. Isso também gera um incentivo para que os clientes façam propaganda da loja para outras pessoas.

Como falamos, o digital é um importante aliado na hora de divulgar essas ações. Fazer conteúdos patrocinados no Instagram ou através do Google Ads ajuda a fazer com que o público adequado tenha consciência dessas oportunidades. Mas, além disso, o marketing deve priorizar ações físicas, sejam banners e panfletos, propagandas pela região ou outros recursos visuais na própria vitrine que destaque as promoções para atrair clientes.