Entenda quais são as principais medidas que devem ser avaliadas para identificar o sucesso das estratégias e fazer o negócio crescer
Você provavelmente já ouviu falar em KPI, ROI ou CPC, mas talvez nunca tenha parado para entender o que essas siglas significam, por achar que um negócio pequeno não precisa avaliar tantos dados. Mas isso não é verdade, e nesse texto vamos mostrar as principais métricas para empreendedores conhecerem e aplicarem em suas empresas.
É verdade que negócios pequenos contam com equipes limitadas. No caso de MEIs, é possível que apenas uma pessoa faça todo o trabalho. Mas a ideia do negócio é sempre prosperar, aumentar os lucros e, quem sabe, subir de categoria.
Portanto, conhecer os principais indicadores ajuda a empresa a medir seu progresso e a fazer planos de crescimento.
O que são métricas?
Se a sua empresa vende algo, é provável que no fim do mês você contabilize quantos itens foram comercializados, ou então quantos clientes atendeu, caso seja um profissional autônomo.
Entender as métricas, então, é o primeiro passo para fazer uma avaliação sobre a saúde do seu negócio, ver se está dando lucro e se há oportunidade de crescimento. Mas existem métodos adequados de colher essas informações e todo empreendedor precisa se atentar a isso para ter uma visão concreta de sua empresa.
O ROI citado acima, por exemplo, significa Retorno Sobre Investimento e é uma das principais medidas utilizadas nas empresas. Já os KPIs, ou Indicadores Chave de Desempenho, visam medir a performance, e o CPC, Custo Por Clique, é uma métrica muito avaliada em ações de marketing digital.
Esses são exemplos de números importantes para que os empreendedores tenham um conhecimento mais aprofundado sobre seu negócio.
Além de ver a realidade da empresa com mais clareza, esses indicadores permitem estabelecer metas mensais, semestrais e anuais, que proporcionam a evolução do negócio. Veja quais as principais métricas que os empreendedores devem analisar:
Métricas financeiras
Avaliar as finanças vai muito além de checar a conta bancária. É necessário definir um fluxo de caixa, capital de giro, além de ter claro os gastos com fornecedores. As principais métricas nesse sentido são:
- ROI
O já mencionado Retorno Sobre Investimento permite verificar o lucro real da empresa com base no que foi investido. Isso ajuda a definir quanto será gasto em estratégias como ações de marketing, e pode ser aplicado para ações específicas, como o lançamento de um novo produto.
Para definir o ROI é necessário fazer o seguinte cálculo: [(ganho obtido – valor do investimento inicial) / valor do investimento inicial] x 100.
Assim, se o valor obtido for R$ 50.000 e o gasto foi R$ 10.000, o ROI será de 400%.
- Fluxo de caixa
Por mais controle que o empreendedor creia que tem sobre o que entra e sai, se ele não tiver um fluxo de caixa eficiente, terá dificuldades para realizar pagamentos dentro dos prazos, investir e até lidar com gastos imprevistos.
Métricas de vendas
Seja um serviço ou produto, a análise das vendas contribui para o entendimento financeiro, de marketing e do planejamento estratégico da empresa em geral. Vender é, afinal, o objetivo principal de qualquer empresa privada. Veja algumas medidas que ajudam a verificar a eficiência das vendas:
- CAC (Custo de Aquisição de Clientes)
Essa não é uma métrica apenas de vendas, mas impacta esse setor, pois permite avaliar quanto é gasto para adquirir um cliente. Isso oferece insights sobre os esforços que estão sendo feitos pelo time de vendas e permite ajustar estratégias caso o custo esteja muito alto para a quantidade de clientes. Essa métrica também pode ser usada pelo marketing.
O CAC pode ser medido da seguinte forma: investimento em vendas e marketing/número total de clientes.
- Ticket Médio
Essa métrica permite avaliar quanto cada cliente gastou na sua empresa, e recomenda-se que seja calculado mensalmente. Claro que isso varia muito de acordo com cada empresa e produto ou serviço ofertado.
Mas é uma avaliação importante para identificar novas maneiras de aumentar esse número, seja através de mudanças na precificação ou na estratégia para conquistar e fidelizar clientes.
Métricas de marketing
Outra vertente importante de um negócio são as ações de marketing, especialmente no âmbito digital. Fortalecer a marca e usar ferramentas digitais para auxiliar nas vendas contribui para que a empresa cresça e seja vista, portanto é preciso considerar investimentos nessa área. Mas para saber se as estratégias estão funcionando, é necessário avaliar os números. Veja quais métricas acompanhar:
- Taxa de conversão
Seja através de e-mail marketing, conteúdos específicos e ações nas redes sociais, tudo deve ter como foco atrair os clientes, seja para entrar no funil de inbound marketing ou até para concluir a venda. Portanto, é uma métrica essencial para avaliar o resultado das ações.
Ela pode mudar de acordo com a estratégia utilizada, e pode incluir e-mails cadastrados, cliques em botões na newsletter ou através das visitas no site.
- CPC (Custo por Clique)
Quando a empresa faz anúncios no Google ou através de uma rede social, é preciso definir palavras-chave que ajudarão o anúncio a chegar no cliente e, assim, clicar no conteúdo. Cada clique tem um custo que varia de acordo com público-alvo e palavras utilizadas, e dão indicativos se a ação está funcionando ou não. Essas são as principais métricas para empreendedores medirem o sucesso de seus negócios. Avaliando-as de forma estruturada e constantemente, eles conseguem se adaptar e ajustar suas estratégias em busca de crescimento e aumento nas vendas.