Entenda o que é marketing multicanal e como atrair mais clientes

Entenda o que é essa vertente do marketing e como desenvolver uma estratégia eficaz para alcançar novos públicos

Na hora de decidir a plataforma certa para divulgar um negócio e fazer ações de marketing, é comum que as empresas busquem a rede ou canal mais alinhado com seu público-alvo. Mas, apesar de não precisar estar em todas as redes, mais de um meio pode ser utilizado para gerar conhecimento da marca. Para isso, é preciso entender o que é marketing multicanal e descobrir qual a melhor estratégia para o negócio.

Fazer um plano de marketing, mesmo que seja para um pequeno negócio ou até um profissional autônomo, vai muito além de planejar os posts da semana no Instagram. A presença digital é importante, claro, mas ela precisa ser estratégica. Por isso, antes de mais nada, é preciso se perguntar: qual o objetivo da empresa?

À primeira vista, a resposta óbvia pode ser “vender mais”, mas existe mais de uma finalidade ao explorar vários canais, e todos podem levar ao objetivo final de vender mais.

Investir no Google, por exemplo, pode permitir que mais pessoas acessem o site, mas anúncios no Instagram conseguem atrair um público mais interessante, que tem mais chances de concluir uma compra. Por isso, cada um tem sua função, e ambos podem contribuir com o objetivo principal.

O que é marketing multicanal?

Esse conceito é, portanto, uma estratégia de marketing que visa a adoção de diferentes canais para promover as estratégias da empresa, mas de uma forma conectada. Assim, a empresa garante que sua mensagem seja transmitida para um público maior, e consegue identificar diferentes perfis e como trabalhar suas soluções para cada um. Entenda as vantagens de adotar esse modelo:

Maior alcance

Avaliar essa estratégia é importante pois nem sempre o que a empresa precisa é de mais público, e sim de público qualificado. Portanto, se a solução ou produto vendido for muito nichado, essa talvez não seja a melhor forma de divulgá-lo.

Mas, quando a ideia é acessar novas pessoas, o marketing multinacional é o modelo ideal, justamente pois amplia os meios de chegar nas pessoas.

Dados aprofundados

O formato multicanal oferece insights mais precisos sobre cada tipo de público, e esses dados ajudam a personalizar as ofertas e aprofundar as estratégias. Assim, as possibilidades de conversão aumentam e a empresa compreende como falar com cada persona.

Confiança e fidelidade

Quem atua com vendas sabe que a compra não é a última etapa do processo, mas sim convencer o cliente a voltar e garantir que ele saia com uma boa percepção da empresa. Construir uma marca forte oferece credibilidade no mercado e ajuda a fidelizar os clientes, e a presença ampliada em diferentes mídias ajuda nesse entendimento.

Como criar uma estratégia multicanal?

Já sabemos as vantagens de usar essa estratégia, mas como implementá-la? O primeiro passo é fazer um bom plano de marketing, considerando os canais adequados. Além disso, como em toda campanha de marketing, parte do processo envolve testes.

Pode ser que determinada mídia não tenha o resultado esperado, o que significa que um ajuste na mensagem ou até mesmo a troca por outro meio mais eficiente seja necessário. Veja como desenvolver a estratégia multicanal:

Tenha uma identidade definida

Como falamos, tratam-se de diferentes canais, portanto o público pode conhecer a marca através do TikTok, ou Instagram, ou ainda pela televisão ou anúncio em revistas. Para que elas se conectem e identifiquem a marca em qualquer meio, é preciso criar uma identidade única. Por isso o branding é o primeiro passo para desenvolver uma estratégia eficiente de marketing.

Isso, porém, não significa adotar a mesma linguagem. Justamente porque cada mídia tem um público, elas têm formas de transmitir mensagens distintas. Uma marca de cosméticos, por exemplo, pode fazer um anúncio em uma página de revista e, no TikTok, utilizar influencers para testar e divulgar os produtos.

Estabeleça objetivos específicos

Cada campanha deve ter um objetivo definido pois, por mais que a mensagem mude de acordo com o canal, o objetivo final deve ser o mesmo. A empresa pode optar por essa estratégia para lançar um novo produto, por exemplo, ou divulgar sua marca e se posicionar no mercado.

Apenas com uma proposta clara é possível trabalhar nos canais certos e buscar conteúdos que vão atrair esses públicos.

Adapte-se a cada canal

Como falamos, a mensagem pode ser a mesma, mas a forma como ela é transmitida deve ser adaptada para a linguagem de cada canal. Por isso a identidade e o objetivo devem ser claros, pois serão a base para cada estratégia.

Ainda no exemplo dos cosméticos, se a ideia for divulgar uma nova linha de batons cujo diferencial é a variedade das cores, o foco do anúncio pode ser uma imagem que ilustre isso, enquanto no TikTok uma influenciadora pode fazer diferentes tutoriais com cada cor.

Além disso, a estratégia deve considerar formas de colher dados e medir os resultados, justamente para poder se adaptar e fazer novos testes no processo.

Saber o que é marketing multicanal permite que as empresas se planejem com mais eficiência para atuar no digital e físico, desenvolvendo estratégias eficientes, ao invés de postar e investir em anúncios de forma aleatória.